quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Impressionismo: A Grande Ruptura Linear

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza. Porem, o Impressionismo não foi bem aceito, pois a Europa era palco de três grandes escolas acadêmicas lineares: Neoclassicismo, Romantismo e Realismo.


quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Comunicação da Arte



http://www.youtube.com/watch?v=ppK5YvDF3So


Justificativa:
Compreensão dos conhecimentos de história, contextualização e produção de arte nas quatro linguagens, refletindo sobre sua importância no cotidiano de cada indivíduo.

Conteúdo:
A Arte como forma de comunicação
Compreender a importância da Arte
Utilizar a Arte como forma de expressar sentimento, anseios e mensagens.

Objetivos:
Despertar o espírito crítico na apreciação de obras audiovisuais.
Criar coletivamente um produto com imagens e textos

Informática Aplicada às Artes

Esta programação foi desenvolvida em uma capacitação para professores de Arte, visando a integração das tecnologias à Arte-Educação:
Programação:


As utilidades e os benefícios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem da tecnologia, hoje, um importante recurso pedagógico. Não há como a escola atual deixar de reconhecer a influência das TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) na sociedade moderna e os reflexos dessas ferramentas na área educacional. Com a utilização do computador, da TV, DVD e Projetor Multimídia na educação é possível ao professor e à escola dinamizarem o processo de ensino-aprendizagem com aulas mais criativas, mais motivadoras e que despertem, nos alunos, a curiosidade e o desejo de aprender, conhecer e fazer descobertas. Pensando nessa nova realidade é que propomos essa capacitação para que os professores de Arte não fiquem de fora desse mundo tão dinâmico e cheio de possibilidades.
Slide usado no Curso de Tecnologias Aplicada á Disciplina de Arte.

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA

ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA A  Arte na Pré-História  expressa a forma de vida do homem primitivo, que a usavam para registrar e comunicar sua ...